Sábado, 25 de Novembro de 2017
Página Principal
Quem Somos
Novidades
Actividades Realizadas
Biblioteca
Recursos
Alunos
Bolsas
O Caminho de Santiago
Ligações
Contactos
 

Aula Aberta de Rosario Mascato Rey: “Relações culturais ibéricas: imagens inéditas da Galiza na impr

O Centro de Estudos Galegos, unidade de investigação da FCSH/NOVA, organiza a Aula Aberta “Relações culturais ibéricas: imagens inéditas da Galiza na imprensa portuguesa dos anos 30”, a ministrar pela investigadora Rosario Mascato Rey e que irá decorrer na próxima quarta-feira, 5 de novembro, às 14 h. na sala 0.09 (Edifício B1) da Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Tomando como referência um dos mais modernos jornais europeus do seu tempo, O Comércio do Porto, e através duma interação colaborativa com o público assistente, Rosario Mascato Rey aprofundará na importância do estudo da imprensa histórica para o conhecimento do relacionamento galego-português, dando alguns exemplos dos eventos, figuras, escritos e discursos até o de agora esquecidos.

Rosario Mascato Rey é doutora em Filologia Hispânica e faz parte desde 1996 do Grupo de Investigación Valle-Inclán da Universidade de Santiago de Compostela. Foi professora das universidades de St. Andrews (Escócia), Clássica de Lisboa, Santiago de Compostela e Vigo. A sua trajetória científica está especializada no trabalho com a imprensa de inícios do século XX, e na análise dos processos de consagração e canonização no campo literário, tomando como casos de estudo a figura de Ramón del Valle-Inclán e o relacionamento luso-hispano. Como investigadora pós-doutoral da Universidade de Santiago de Compostela está a desenvolver um estágio científico no Instituto de História Contemporânea da FCSH/NOVA.

05/11/2014
Ver outras actividades realizadas...

© 2017 Centro de Estudos Galegos / UNL | Optimizado para Internet Explorer 5 com uma resolução de 800x600