Sexta-Feira, 22 de Setembro de 2017
Página Principal
Quem Somos
Novidades
Actividades Realizadas
Biblioteca
Recursos
Alunos
Bolsas
O Caminho de Santiago
Ligações
Contactos
 

Conferência de Fernando Venâncio: "Entre Latim e Português: o Galego"

O Centro de Estudos Galegos da FCSH/NOVA inicia o seu programa de divulgação académica e cultural do ano 2015/2016 com a conferência "Entre Latim e Português: o Galego", do Professor Fernando Venâncio, da Universidade de Amsterdam. As relações linguísticas, históricas e culturais entre a Galiza e Portugal serão abordadas de maneira dinâmica e aberta a o debate:

"O Português deriva do Latim, mas teve um intermediário: a língua que se falava na Galécia. Os primeiros portugueses falavam um idioma, e foi esse que o Reino de Portugal adoptou, fez seu e a que deu o nome de 'Português'. Mas esse idioma já existia antes, e era bom, muito bom mesmo.

Quando o Reino surge, em 1143, já o idioma tem uma longa e rica história, toda passada na Galécia. Este facto não nos diminui, só nos puxa para a realidade. E põe as relações de Portugal com a Galiza numa luz que não estamos acostumados.

Falaremos de linguística histórica, de literatura, de cultura, de história sem mais. Falaremos de ortografia, de léxico, de sintaxe. Veremos que nem tudo tem a mesma importância, mas que há coisas que têm mesmo muita".

Natural de Mértola, Fernando Venâncio formou-se em Linguística na Universidade de Amsterdam, instituição em que iria desenvolver a maior parte da sua trajetória como docente e investigador a partir de 1988. A sua pesquisa esteve sempre orientada aos âmbitos da gramática histórica, a dialetologia do português e a linguística comparada. Com trabalhos publicados em diversas revistas e foros internacionais, os seus estudos sobre a história da língua portuguesa tornaram natural o interesse pela Galiza e os processos de normativização e normalização linguística desenvolvidos nas últimas décadas.

http://fcsh.unl.pt/media/eventos/conferencia-entre-latim-e-portugues-o-galego-por-fernando-venancio

15/10/2015
Ver outras actividades realizadas...

© 2017 Centro de Estudos Galegos / UNL | Optimizado para Internet Explorer 5 com uma resolução de 800x600