Sábado, 25 de Novembro de 2017
Página Principal
Quem Somos
Novidades
Actividades Realizadas
Biblioteca
Recursos
Alunos
Bolsas
O Caminho de Santiago
Ligações
Contactos
 

Apresentações do livro "Caboverdianas en Burela", de Luzia Oca González

O Centro de Estudos Galegos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA) organiza duas apresentações do livro "Caboverdianas en Burela (1978-2008): Migración, relacións de xénero e intervención social", da antropóloga galega e professora da Universidade de Trás-os-Montes Luzia Oca González. O livro, que estuda o devir da comunidade cabo-verdiana assentada na Galiza dando uma especial atenção aos fatores do género e da integração laboral, social e cultural, recebeu em 2014 o Premio Vicente Risco de Ciencias Sociais e Humanas.

Serão realizados duas sessões de lançamento:

- 19 de abril, 18h30, na sede da Associação Caboverdeana de Lisboa (Rua Duque de Palmela, 2, 8º)
- 20 de abril, 18h30, no Centro de Cultura e Intervenção Feminista / UMAR (Rua da Cozinha Económica, Bloco D, 30 M-N, Alcântara)


Luzia Oca González é Licenciada em Sociologia pela Universidad Complutense de Madrid (1994) e Doutora em Antropologia Social pela Universidade de Santiago de Compostela (2013). Docente na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro desde 2004, a sua pesquisa está integrada nas linhas de trabalho do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento - CETRAD. Coordenou projetos de intervenção social com a comunidade cabo-verdiana da Galiza entre 1998 e 2001, e colabora desde 2006 no planeamento e implementação de projectos de cooperação ao desenvolvimento dirigidos a mulheres do município de Ribeira Grande de Santiago (Cabo Verde).

A presença de Luzia Oca González em Lisboa é fruto da colaboração do Centro de Estudos Galegos da FCSH/NOVA com outras entidades e associações galegas e portuguesas, nomeadamente a Academia Galega da Língua Portuguesa, a Associação Pró Academia Galega da Língua Portuguesa, a Associação Caboverdeana de Lisboa e a União de Mulheres Alternativa e Resposta do Centro de Cultura e Intervenção Feminista.

19/04/2016
Ver outras actividades realizadas...

© 2017 Centro de Estudos Galegos / UNL | Optimizado para Internet Explorer 5 com uma resolução de 800x600