Sexta-Feira, 22 de Setembro de 2017
Página Principal
Quem Somos
Novidades
Actividades Realizadas
Biblioteca
Recursos
Alunos
Bolsas
O Caminho de Santiago
Ligações
Contactos
 

'As pombas de Carboeiro', espetáculo teatral da companhia galega Fantoches Baj

O próximo sábado, 15 de março, às 18:30 h., no Centro Galego de Lisboa terá lugar o espetáculo teatral da obra As Pombas do Carboeiro, num evento organizado pelo Centro de Estudos Galegos e o Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (Universidade Nova de Lisboa), com a colaboração da Juventude da Galiza – Centro Galego de Lisboa.

A obra será representada num formato reduzido, procurando a adequação ao espaço do Centro Galego e a proximidade com o público. A entrada é livre. No seu formato completo, As Pombas do Carboeiro será representada no 3º Festival Internacional de Artes Performativas em Sintra 'Periferias', o dia 16 de março, às 21:30 h.

As Pombas do Carboeiro é a história dum frade que trata de convencer um batalhão do exército napoleónico para que os soldados não saciem a fome comendo as pombas mensageiras do mosteiro do Carboeiro. Para atingir o seu objetivo, o frade usa as cartas do Tarot de Marselha, com as quais os soldados costumavam passar as suas horas de folga. A ampliação de trinta e três das cartas, de acordo com o género japonês do kamishibai, completa uma sugestiva proposta em que convivem história medieval, contos, cantos, lendas e romances antigos.

Fantoches Baj é uma companhia criada em Portugal por Inacio Vilariño no ano 2006. A sua atividade artística está centrada no teatro de fantoches, num sentido alargado. Na sua trajetória combinou a proposta mais tradicional dos bonecos de luva e varinha do seu primeiro espetáculo, Tío Miseria (2007), com uma progressiva abertura para outras formas mais contemporâneas do teatro de objetos (O Asombro, 2010).

Ver outras novidades...

© 2017 Centro de Estudos Galegos / UNL | Optimizado para Internet Explorer 5 com uma resolução de 800x600