Sexta-Feira, 22 de Setembro de 2017
Página Principal
Quem Somos
Novidades
Actividades Realizadas
Biblioteca
Recursos
Alunos
Bolsas
O Caminho de Santiago
Ligações
Contactos
 

Atividades da professora Rosario Mascato Rey

Rosario Mascato Rey. Natural de Ogrobe e doutora em Filologia Hispânica, faz parte desde 1996 do GIVIUS (Grupo de Investigación Valle-Inclán da USC), tendo publicado diversos trabalhos em revistas de reconhecido prestígio internacional sobre o autor arouçano. Foi professora das universidades de St. Andrews (Escócia), Clássica de Lisboa, Santiago de Compostela e Vigo.

Ganhadora dos prémios de investigação Valle-Inclán (2008) e Concepción Arenal (2012). A sua trajetória científica está especializada no trabalho com a imprensa de inícios do século XX, e na importância da mesma para a análise dos processos de consagração e canonização no campo literário, tomando como caso de estudo a figura de Ramón del Valle-Inclán. A isto dedica na atualidade o seu labor como investigadora pós-doutoral da Universidade de Santiago de Compostela, enquanto desenvolve uma estadia científica em Portugal, onde colabora com o CITCEM (Univ. do Porto), o IHC (Univ. Nova de Lisboa) e o CEHUM (Univ. do Minho).

Aproveitando a sua estadia em Lisboa, o Centro de Estudos Galegos organizou a Aula Aberta "Relações culturais ibéricas: Imagens inéditas da Galiza na imprensa portuguesa dos anos 30" (realizada o 5 de novembro na FCSH/NOVA, no âmbito da disciplina 'Língua e literatura galega') e o lançamento do seu livro "Valle-Inclán lusófilo: documentos (1900-1936)", realizado o 4 de dezembro na Juventude de Galiza - Centro Galego de Lisboa.

Ver outras novidades...

© 2017 Centro de Estudos Galegos / UNL | Optimizado para Internet Explorer 5 com uma resolução de 800x600