Sexta-Feira, 22 de Setembro de 2017
Página Principal
Quem Somos
Novidades
Actividades Realizadas
Biblioteca
Recursos
Alunos
Bolsas
O Caminho de Santiago
Ligações
Contactos
 


Caminhos Portugueses de Peregrinação a Santiago de Compostela

Introdução | História do Caminho | Os Caminhos | Albergues | Guias do Caminho
Associações do Caminho Português | Internet | Certificados | Mapas e Sinalização

Internet

Páginas Web para Peregrinos

Existem inúmeras páginas sobre o Caminho de Santiago na Internet, esta é talvez uma das melhores formas de obter informação sobre o Caminho, uma simples busca num motor de pesquisa tipo Google encontra cerca de 30000 resultados; se restringirmos a busca a “Caminho Português” encontramos cerca de 1100 registos, ainda assim um número considerável.

Como quase tudo na Internet, há páginas para todos os gostos, todas as crenças e que disponibilizam todo o tipo de informações. Desde a simples página que relata a viagem de um peregrino, a verdadeiros portais peregrinos, com informação detalhada sobre albergues, etapas, cidades do Caminho, dicas e lendas.

Disponibilizamos a baixo uma listagem de páginas úteis com um breve resumo do que pode ser encontrado na página.

Centro de Estudos Galegos – Universidade Nova de Lisboa - http://ceg.fcsh.unl.pt/

A página do Centro disponibiliza informações sobre a Galiza, um mapa, links úteis e um resumo deste trabalho online. Pode também pesquisar online a Biblioteca do Centro.

Xacobeu 2004 – http://www.xacobeo.es

Página oficial do Xacobeu 2004: Caminhos, Albergues, Galiza, História, Câmaras Web, Documentação.

Amigos del Camino Portugués a Santiago - http://caminoportugues.iespana.es/caminoportugues/

Página da Associação de Pontevedra. Disponibiliza um resumo do Livro Do Porto a Santiago pelo Caminho Português, com descrições das etapas Galegas do percurso. Conselhos, Monumentos, Alojamento, Cidades e uma zona para Associados.


Associação dos Amigos do Caminho de Santiago do Norte de Portugal - http://www.caminhoportugues.web.pt/

Associação, biblioteca, Caminho de Fátima, crónicas, história, links, tradição, Caminhos, fotografias, guia, informações gerais, mapas, relatos, refúgios, etc.

Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago - http://www.caminhoportuguesdesantiago.com/PT/

Associação de Ponte de Lima: Caminho, historial, estatutos, galeria, noticias, dicas e directórios.

Caminho de Santiago de Compostela – O Portal Peregrino - http://www.caminhodesantiago.com

Artes, serviços, preparação para o Caminho, informações, religiosidade peregrina, imagens, entretenimento, história, planeamento, roteiro, bicicleta, links, fórum, sala virtual (chat room), preparação física, distâncias, altitudes, perfis do Caminho, cidades e vilas, relatos, artigos, diários, hospedagem, lendas, estudos, as catedrais do Caminho, álbuns, vídeos, humor, música e poesia, etc...

Listas de Discussão


Existem inúmeras listas de discussão sobre o Caminho de Santiago na Internet. Estas listas são no fundo fóruns de discussão e troca de informação em grupo, via e-mail, sobre o Caminho. A maior parte dos membros então muito bem informados sobre tudo o que se passa no Caminho e um peregrino novato é sempre bem acolhido para pedir conselhos e sugestões para a viagem.

As listas mais concorridas têm cerca de 1000 membros de várias nacionalidades, mas que partilham uma língua comum. E embora muitos dos inscritos sejam apenas “leitores” e não contribuam muito para as discussões, os membros não passivos são também muitos e uma discussão sobre um tópico pode ter contribuições de todo o planeta e demorar alguns meses.

Existem várias listas sobre o Caminho de Santiago nas listas de discussão do portal Yahoo em http://www.yahoo.com. A Associação de Amigos do Caminho Português do Norte de Portugal gere a lista [Caminho-portugues] a que pode aceder em: <http://br.groups.yahoo.com/group/caminho-portugues/>. Existem outras listas que não pertencem a nenhuma associação, nomeadamente listas brasileiras: [bhgrinos], [AmigosdosCaminhos], [Santiago] e [aacsbrasil]; Espanholas: [Iago]; Inglesas: [Santiagobis] e [saintjames]. Acesso em <http://groups.yahoo.com> e em <http://br.groups.yahoo.com>

Voltar                            Avançar

 

COPYRIGHT © 2004/2005 ANA MENDES / CEG
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS – SOLICITE PERMISSÃO PARA REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL.

 

© 2017 Centro de Estudos Galegos / UNL | Optimizado para Internet Explorer 5 com uma resolução de 800x600