Sexta-Feira, 22 de Setembro de 2017
Página Principal
Quem Somos
Novidades
Actividades Realizadas
Biblioteca
Recursos
Alunos
Bolsas
O Caminho de Santiago
Ligações
Contactos
 


Caminhos Portugueses de Peregrinação a Santiago de Compostela

Introdução | História do Caminho | Os Caminhos | Albergues | Guias do Caminho
Associações do Caminho Português | Internet | Certificados | Mapas e Sinalização

Certificados

A Credencial
A credencial tem origem nas “cartas de apresentação” e “salvo-condutos” que os peregrinos levavam na época medieval e que lhes concediam certos privilégios. Nos tempos modernos, servem para obter acesso aos albergues oficiais e apoio das autoridades durante a peregrinação. É entregue aos peregrinos em associações e igrejas, mas cada vez mais peregrinos optam por fazer a sua própria credencial. Caso não consiga obter uma credencial, pode pedir ao pároco da sua paróquia uma carta que ateste que vai peregrinar a Santiago dentro do “espirito cristão” com os carimbos de certificação. Ou fazer um “Diário de Peregrinação” num caderno, com algumas folhas dedicadas aos carimbos.
A Compostelana
A Compostela é um documento entregue pela “Oficina de Acogida de Peregrinos”, em Santiago de Compostela, a todos os peregrinos que a desejem e que provem, através da apresentação da sua credencial – devidamente carimbada por todos os albergues onde passou – que percorreram pelo menos 100km do Caminho de Santiago (a pé ou a cavalo) ou 200km de bicicleta. É uma espécie de diploma de participação que comprova que o peregrino chegou ao destino por "pietis causa". Em 1985, foi solicitada por 2491 pessoas e em 1999 (Ano Santo), por mais de 250000 peregrinos a pé, a cavalo e de bicicleta.
A Finisterrana e a Muxiana
A Finisterrana é um documento entregue no Albergue de Peregrinos de Finisterra, em Finisterra, aos peregrinos que a desejem e que provem, através da apresentação da sua credencial, que percorreram o Caminho de Santiago a Finisterra. É uma espécie de credencial que atesta que os peregrinos percorreram o Caminho de Finisterra. A Muxiana é um documento equivalente, entregue no posto de turismo de Muxia.

Voltar                            Avançar

 

COPYRIGHT © 2004/2005 ANA MENDES / CEG
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS – SOLICITE PERMISSÃO PARA REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL.

© 2017 Centro de Estudos Galegos / UNL | Optimizado para Internet Explorer 5 com uma resolução de 800x600