David Fontán apresenta a sua investigación sobre a resistência na freguesia galega das Encrovas

David Fontán presenta a súa investigación sobre as Encrovas

O investigador galego David Fontán, da Universidade de Santiago de Compostela, apresentou na semana passada o seu trabalho sobre a história da resistência e os movimentos sociais na freguesia das Encrovas, no concelho de Cerzeda. Esta paróquia é conhecida principalmente pela resistência apresentada pela população local à instalação de uma mina na área. As indagações realizadas por Fontán levaram-no a pensar que as lutas sociais no local de estudo têm raízes mais profundas e abrangem camadas populacionais mais diversas do que à partida podemos pensar. A intervenção do cercedense veio precedida de um Jantar Republicano de 1936, organizado pelo próprio após documentar-se a respeito dos pratos comuns nas celebrações da época republicana. Esta intervenção, integrada no ciclo de conferências «Resistir na Longa Noite de Pedra» organizado pelo Centro de Estudos Galegos, conjuntamente com o Centro InterCulturaCidade, a Associação Promotora do Livre Pensamento, o jornal Estrategizando, a Asociación de Escritores e Escritoras en Lingua Galega e a Biblioteca Museu República e Resistência, contou nesta ocasião com a colaboração dos SAS da Universidade Nova de Lisboa.